Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de março de 2014

PRESOS FOGEM DA CADEIA EM BURITI

Seis presos da Delegacia de Polícia Civil de Buriti de Inácia Vaz (360 km da capital São Luís) conseguiram fugir na manhã deste sábado (8). Por volta das 5h45, uma moradora vizinha à Depol ao perceber a fuga tentou comunicar agentes civis, mas não obtendo êxito ligou para o comandante da Polícia Militar em Buriti, Sargento Florismar, que, imediatamente, alertou a Civil e demais comandos superiores.
O clima era de apreensão por parte dos moradores próximos à Depol, principalmente porque entre os fugitivos tem um assaltante e um traficante. Na ação, os criminosos serraram as celas e fugiram sem deixar pistas. No total havia 30 detentos no momento da fuga, mas apenas seis zarparam da cadeia.
Nessa ação toda chama atenção a facilidade com os presos realizaram a fuga. É sabido por todos que há um número mínimo de agentes civis no município, e, praticamente, não há plantão noturno na delegacia, permanecendo apenas o carcereiro na depol. Mais grave, ainda, é saber que mesmo após a saída fácil dos bandidos, a cidade continua sem a presença de policiais civis e do próprio delegado, Dr. Sergio Luís Rego Damasceno.
Outro ponto de destaque é que sempre se critica atuação da PM, sob o comando do Sgt Florismar, mas quase não se discute a ação da polícia civil e, sobretudo, o fato de pouco o delegado ser visto na cidade. Há vários inquéritos inconclusos ou mesmo mal trabalhados. Já é hora da população também cobrar a atuação da Policia Civil e de seu delegado.
Só para citar um exemplo recente, o CB fez uma grande cobertura do Carnaval e pode constar a presença ostensiva da PM e de muitos seguranças contratados pela prefeitura de Buriti, de maneira que no mínimo foco de tumulto a ação era rápida. Entretanto, a presença de agentes civis não foi constatada por este CB em nenhum dos dias. Pior: numa das ocorrências levada para Depol pela PM houve até dificuldade para registrar devido à passividade do plantão noturno.
Para que a segurança seja efetiva em Buriti, é importante que cada órgão faça bem seu papel. Não basta apenas a PM prender, mas investigações e inquéritos devem ser bem conduzidos pela policia civil e que o judiciário tenha celeridade.
Só erra quem tenta, e a PM, que muitas vezes é criticada por sua atuação (inclusive esteCORREIO já fez duras críticas), acaba sendo o alvo primeiro dos inconformados com a insegurança que se alastra no município. É hora de exigir também eficiência da polícia civil. 

Extraido do Blog Correio Buritiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário