Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de março de 2014

CONHECENDO OS MORROS GARAPENSES URBANOS DE DUQUE BACELAR

                  Os Morros Garapenses Urbanos em Duque Bacelar  são um conjunto de seis morros de formatos topográficos diversos, circundando o oeste e o sul da cidade, com uma população de urbana de quase seis mil habitantes. Estes Morros e sua vegetação são os ecossistemas naturais que originaram a luta para a criação da APA DOS MORROS GARAPENSES.
                  Historicamente foram esses morros que forjaram o nome do povoado Garapa, no ciclo natural da chuva, que acumulada em partes de seus vales, dificultava o passar dos tropeiros e pedestres pela vereda principal, que encharcada, formava extensos atoleiros. Com a criação da cidade de Duque Bacelar, em 1º de Janeiro de 1955, o natural e simpático nome do lugarejo GARAPA fora substituído pelo nome atualmente no qual é denominada a cidade.
               O conjunto natural dos  Morros Urbanos em Duque Bacelar, formando duas cadeias geográficas,  separados por um vale que forma o centro da cidade, no qual inspiraram a criação da APA dos Morros Garapenses são formado por esses seis Morros: 
Morro do Urubu
                     Morro do Urubu , que fica a oeste da cidade,agrupando diversos cumes, formando a parte direita do vale da Avenida Coronel Rosalino, no Centro, e do Bairro Vargem Redonda (onde em sua própria topografia oeste abrange a Rua da Cruz, Santa Luzia e Santo Antonio, no mesmo Bairro). No Centro da cidade, ele ainda forma partes da paisagem natural e pela Rua Vicente Vilar é cortado em sua borda, formando mais em frente um belo boqueirão, onde fica a Rua Benedito Bona e diversas ruas e travessas ainda sem nomes. Neste morro vivem diversos animais selvagens, notificados: coelhos, porcos- espinhos, soins, veados e répteis. A floresta de babaçu em seu topo é densa.


                          O Morro Garapa (sul) é o mais conhecido e visitado morro da cidade. Diversas atividades de lazer, educação ambiental e ecoturismo são vivenciados em seu topo e trilhas. Com aproximadamente 200 metros altura, ele forma uma das paisagens naturais mais significativas da cidade, sendo já cartão postal. Do seu topo se avista também um dos panoramas mais bonito do vale do Parnaíba e do centro de Duque. O Morro Garapa forma à parte esquerda do vale da Avenida Coronel Rosalino e do Bairro Vargem Redonda. Na sua topografia sul ele forma com o Morro dos Patins, um pequeno e lindo vale, indo desfazer-se num boqueirão defronte e continua sua formação circundando partes da Lagoa da Oleria, se findando, nas proximidades do Açude da vargem Redonda.   


Morro Garapa
  
             O Morro dos Patins, localizado na Rua Chico Carnaúba , fica atrás do Morro Garapa. Em seu plano topo predomina a vegetação de Palmácea Patim. De seu Mirante natural, na parte detrás, a visão da região dos Lagos, com diversas lagoas e do vale do Parnaíba é espetacular. O mais belo pôr- do- sol da cidade é visto deste mirante. Parte de seu solo é de formação pedra de fogo. Outra curiosidade são as grandes pedras jacarés em seu topo.
Morro dos Patins
                  O Morro dos Estudantes, no Centro (sul da cidade), é abordado pela Rua São José e a Rua Zeca Barão e Chico Carnaúba. Algumas veredas dão acesso ao seu topo, onde a vista do centro, dos bairros Mutirão, Vicente Vilar e a Rua Chico Rita é plena e bonita. Sua vegetação é formada de muitas árvores das famílias de palmáceas.
Morro dos Estudantes
                   O Morro Zeca Barão, Morro da Igreja ou Morro do Alto dos Mandis é extenso, com diversas curvas e bordas topográficas do tipo tabuleiros e chapadas, formando muitos boqueirões. A sua vegetação é constituída desde palmáceas, a espécies de caatinga, cerrado e Amazônia, na transitoriedade florífera da região.  Ele é abordado pela Rua São José e Alto dos Mandis, em suas coordenadas oeste e norte. Na coordenada sul, é circundado pela estrada que leva ao Pontão, e na do leste, é circundado pelo Igarapé Central, que deságua no rio Parnaíba. Ele é o morro mais misterioso da cidade, onde algumas lendas o têm como protagonista, como a lenda da casa de Ouro. Dizem ser encantado. Dos diversos mirantes naturais que possui, o que se vê o rio Parnaíba é espetacular.  O rio lá em baixo, bem próximo, majestoso, fazendo uma curva no Peixe Magro, cuja visão acalma os espíritos.
Morro Zeca Barrão,  Morro da Igreja

                    O Morro dos Ambientalistas distancia-se dos demais Morros localizados na parte história e urbana da cidade. Ele localiza-se nos proximidades do bairro Garapa de Fora e caminha antigo do povoado Ana Maria. O mesmo possui o cume mais baixo dos seis morros urbanos de Duque na APA dos Morros Garapenses. Sua vegetação de cerrado e amazônica é uma das mais exuberantes, com diversos animais selvagens habitando lá, como soins e roedores. Atualmente, pela construção de bairros residências nas proximidades de seu entorno, ele sofre com sua vegetação séria ameaças de desaparecimento.

               A importância dos Morros Garapenses e sua Vegetação
 1-Ajudam regularizar o clima, principalmente no período de verão tornando o menos escaldante. Localmente, contribuindo com a diminuição do Aquecimento Global.
 2-São Patrimônios Naturais e Paisagísticos da cidade. Embelezam e arborizam naturalmente a cidade, sendo parte natural dela.
 3-Lugar de atividades de lazer, trilhas e educação da população e dos ambientalistas, com uma das principais atrações eco turísticas da cidade.
4-Protegem a cidade de assoreamento, deslizamento de barrancos e segmentos naturais.
 5- Fonte de alimentos extrativistas com seus frutos.

               As ameaças que sofrem os Morros Garapenses por parte da população
1- Queimadas criminosamente feitas por folquetes, roças e caeiras.
2- Roças de tocos
3- Os desmatamentos e as caeiras.
4 – Urbanização desplanejada e predatória (construindo casas e prédios comerciais)
5- Ausência de políticas agrárias.
6- Desrespeito a Legislação Ambiental consistente as Áreas de Proteção Ambiental e Áreas de Preservação Permanente.
7-Ausência de Fiscalização por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Polícia Militar.     

            Ações e Políticas para Salvar os Morros e sua Vegetação                                       
1- Cercar os Morros ao derredor da cidade, controlando as subidas, evitando desmatamentos e roças de toco.
2- Transformar os Morros Garapenses em um Parque Ambiental Urbano.
3-Respeitar a Legislação Ambiental vigente, não construindo casas populares, empreendimentos públicos ou comerciais fora das normas.
4- Fazer das trilhas aceiros naturais contra fogo.
5-Educação Ambiental permanente desenvolvido por ONGs ambientais, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SEMA, Escolas, Igrejas e todos os Grupos Sociais que desejarem colaborar com a Proteção e preservação dos Morros e da Vegetação Garapense.
6 - Criar Guarda Municipal Ambiental e Grupo de Incêndio.
7- Criação de Perímetro Urbano, desapropriando casas em cima dos Morros, levando os moradores para os locais seguros e planejados da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário