Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de março de 2014

AUDIÊNCIA DO CONAMG COM CHEFE DE PATRIMÔNIO DA ITAPAGÉ SOBRE DOAÇÃO DE TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DA SEDE DA APA


Esteve na sede da Fábrica Itapagé em Coelho Neto, na última sexta- feira (7/3), o Secretário Executivo do CONAMG- Conselho da APA dos Morros Garapenses, Sr. Gilson de Morais, na companhia do presidente do AGPA- Associação Guardiã de Proteção ao Meio Ambiente, Francisco Carvalho, em audiência com o Chefe de Patrimônio da Itapagé, Genivaldo Pereira, discutindo a área pertencente ao Grupo João Santos em Duque Bacelar, onde futuramente se construirá o Centro Administrativo da APA dos Morros Garapenses.

Futura sede da APA dos Morros Garapenses...
 O local escolhido pelos Conselheiros do CONAMG para ser a sede da APA, deu-se como fruto de diálogos de dois anos com funcionários do Grupo João Santos e o CONAMG, que levaram os Conselheiros a verem um local em Duque, cidade escolhida para sediar o Centro Administrativo, que após o Plano de Manejo da Unidade será construído pela SEMA-MA.
ENTRE DOIS MORROS

A localização do futuro Centro Administrativo fica num terreno plano, espaçoso, circundado por morros, atrás da Rua Vicente Vilar. O Centro a ser construído abrigará salas da administração, auditório, sala do CONAMG, biblioteca, o museu de ciências naturais, um horto de produção de plantas e árvores nativas e frutíferas; com quadra de esporte e espaço de lazer para crianças.  Segundo Francisco Carlos Machado, " será um espaço comunitário, onde as populações da APA dos Morros Garapenses terão para crescerem e aprenderem sobre  cuidados do meio ambiente, vida sustentável e  vida social ".
O Chefe de Patrimônio do Grupo da Itapagé, Genival Pereira, que também é membro do CONAMG, em falas com Secretário Executivo Gilson de Morais, ficou feliz com o empenho dos demais conselheiros em buscarem o diálogo com a Itapagé em relação à doação do lugar para o Centro Administrativo, reforçando assim o apoiou do Grupo.
O lugar da sede está sendo visado por Invasores...
Os Conselheiros discutiram também com Genival sobre a invasão que algumas pessoas em Duque Bacelar estão encabeçando para se apoderarem da área, objetivando a comercialização do lugar, marcando com mourão pra vender, destruindo a vegetação nativa ao derredor. Receberam como resposta do Diretor de Patrimônio do Grupo João Santos que essas pessoas não têm apoiou do Grupo, e mesmo que elas tiverem negociado a área perderão, pois agem de maneira ilegal, com fins comerciais, e não sociais. Fato esse já denunciado pelo CONAMG para o Prefeito e Vice Prefeito de Duque Bacelar, na  qual tais pessoas prejudicam o meio ambiente natural e  o crescimento ordenado da cidade.
... que estão destruindo a vegetação por ambição pessoal.


Gilson de Morais em fala com o Folha do Garapa declarou ter ficado bastante satisfeito com a audiência e com a disposição do Grupo João Santos no demonstrar boa vontade, tanto para a doação do terreno do Centro,  como para participarem da construção do Plano de Manejo da APA.  Ao encerrarem a audiência, Genivaldo Pereira e os ambientalistas do  CONAMG  ficaram de agendar uma visita em conjunto a área, como de trabalharem juntos para dar tudo certo na legalização do terreno e a construção do Centro administrativo.  

 
Secretário Gilson de Morais atravessando um córrego nas proximidades do terreno
CONAMG e ambientalistas em visita a área da futura construções da sede da APA
 
Conselheira Rosa Cardoso ao lado das ambientalista Luiza Machado(esq) e kárita Moraes(dir)




Nenhum comentário:

Postar um comentário