Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de março de 2014

AMEAÇADO, AMBIENTALISTA FRANCISCO CARLOS FARÁ BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA DELEGACIA


Depois da enorme repercussão na região da reportagem no Folha do Garapa sobre as agressão verbais e calunias  que o vereador Toinho da Gracinha  fez na última sessão da Câmara de Duque Bacelar contra o ambientalista Francisco Carlos Machado, ele não deixou de receber palavras de solidariedade. Elizabeth Ramos, líder social na vizinha Buriti e amiga de Francisco Carlos, após ler a reportagem reproduzida no Blog Correio Buritiense, escreveu para o ambientalista:Francisco Carlos parabenizo pela sua luta, competência e determinação como liderança na defesa dos interesses de Duque Bacelar e da região que integra a APA DOS MORROS GARAPENSES. Obrigada por você dedicar sua vida por causas tão nobres. Em tempo de tanta corrupção e insegurança contar com iniciativas cidadãs, como as que você se dedica, nos faz continuar acreditando 'QUE UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL “.

Outro cidadão escreveu ao Blog, mas que decidiu não se identificar declarou que o vereador que agrediu o ambientalista “precisa urgentemente ser internado, pois provou que não tem sanidade mental”. Tal leitor fechou sua crítica assim: “Parabéns Francisco Carlos pelo importante trabalho socioambiental que vem desenvolvendo!”

Ambientalista na Universidade, em Brasília
O ambientalista Francisco Carlos, que no momento se encontra em Brasília, onde viajou para a capital Federal para fazer provas de uma especialização em Teologia, diz que recebeu ontem na caixa de mensagem de seu celular uma mensagem de ameaça da mulher do vereador Toinho da Gracinha o acusado de " perseguidor ", " para ele deixar a vida do vereador em paz "; e que ele o ambientalista vai pagar, “aqui se faz, aqui se paga. Tenho muita pena de teu orgulho”, disse a mulher do vereador.

Francisco revelou ao Folha do Garapa que ao chegar em Duque Bacelar fará um Boletim de Ocorrência na delegacia contra o vereador Toinho da Gracinha e a família dele, que em outro momento já o ameaçaram de lhe agredir fisicamente.      “Farei isso, pois eles além de me agredirem verbalmente diversas vezes, também já me ameaçaram de me espancar também várias vezes, inclusive com um ‘pau’. Como existe um histórico de violência tanto na vida do vereador, como em membros da família dele, quero a proteção da polícia da minha cidade. Um avô dele chegou a bater violentamente numa professora em público. Nós ambientalista somos muito perseguidos, sendo um dos grupos sociais que mais são mortos no Brasil”, declarou Francisco Carlos.  


Toinho da Gracinha, na Tribuna, agredindo o ambientalista
O mais lamentável dessa polêmica situação é que foi o vereador Toinho da Gracinha quem agrediu o ambientalista na sessão da Câmara, caluniando e difamando sua idoneidade e seu caráter, de maneira desleal e injusta. O ambientalista como bem disse estava na sessão da Câmara honrando os vereadores e comemorando os cinco anos da APA dos Morros Garapenses. Em nenhum momento ele citou na sessão, em sua fala, o nome do vereador Toinho com desrespeito. Diante da situação o Folha ficará bem atento a essa questão, na busca e defesa da verdade, como no salvaguardar da integridade física e moral do ambientalista ameaçado, como de seus companheiros de causas ambientais, que também podem ser coagidos e perseguidos pelos “donos” do poder local, que muito aprovam essas atitudes do vereador Toinho da Gracinha, no qual ele faz parte, e que o motiva a agir sem decoro na Câmara, não somente contra os cidadãos de bem, mas contra os próprios vereadores, pois este vereador se sente invulnerável e dono da situação.

Assim, como em Duque Bacelar as leis brasileiras de proteção à cidadania e aos cidadãos podem também vigorar, apesar das ameaças dos ditadores locais, nos manteremos firme no propósito de defender nossos cidadãos.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário