Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de abril de 2014

TRADICIONAIS BOLOS DA SEMANA SANTA DE EX- QUILOMBOLAS DE DUQUE


O histórico da vida familiar de alguns dos meus  vizinhos tem uma peculiaridade única entre os moradores da cidade de Duque Bacelar. Eles são remanescentes de um quilombo centenário, que ficava no centro do município, hoje despovoado, chamado calumbim. Quando moraram neste quilombo viviam em um núcleo familiar bastante unido, e assim continuaram ao vir morar na cidade, no final da década de 70, onde fundaram uma rua, Carolina Teixeira, que homenageia uma das matriarcas da família.
Forno de barro para assar os bolos
 No dia do fazer os bolos da semana santa, em alusão aos bolos sem fermento da páscoa dos judeus, as lideres femininas da família Teixeira, Dona Conceição das Dores, Fátima, Baica, Lucia, Benedita e Alvina, conseguiram na mata lenha de unha de gato, os queimaram nos fornos de barro, assando dezenas de bolos de coma, fubá, milho e de caroço, além de bolos mais modernos, de morango e chocolate, no qual foram degustado  alguns ainda na noite de quarta com café quente,  e na manhã desta quinta feira santa.
 Como reza a tradição de compartilhar os produtos da roça e bolos da quinta feira, eu que me orgulho de ser um vizinho presente, ganhei diversos pedaços, e meu desjejum dessa manhã santa não só foi farto de gostosos bolos, de tradicional cultura, mas  acima de tudo, de afetividade amistosa.
 
Dona Conceição preparando os bolos

Com o forno no fogo
 
Com bolos prontos e demais vizinhos:
 
Fátima, e seus bolos de coma
 
Lúcia, e bolos de chocolate, caroço e milho
 
Baíca e a criançada, felizes pelos bolos
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário