Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de março de 2014

EMOCIONANTE CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO CENTRO ADMINISTRATIVO DA APA

Os representantes da SEMA-MA, ABAMA, AGPA, grupo João Santos, Secretária de Meio Ambiente de Coelho Neto, Igreja Católica e ambientalistas de Coelho Neto e Duque Bacelar, juntamente com populares das cidades, como parte das comemorações de criação de 5 anos da Unidade APA dos Morros Garapenses, estiveram na manhã de hoje (21/3) , às 8:30, no terreno que futuramente o Governo do Maranhão construirá o Centro Administrativo da APA, aos derredores de Duque Bacelar, num belo vale circundado por palmeiras de babaçu.
Gilson, Inácio Amorim, Francisco Carlos, saltando os folguetes
O cerimonial começou com uma rajada de foguetes soltos pelo Secretário do CONAM, Gilson Moraes e Francisco Carlos Machado, fundador da ABAMA, que animou  a  todos. Logo em seguida, em um ato ecumênico, contando com participação de cristãos católicos, batistas e mormom, irmã Tereza Fortuna, freira salvatoriana, dirigente do ato, pediu que os presentes fizessem um círculo. Lendo belos textos cerimoniais, ela disse que àquele lugar era abençoado para quer futuramente suas construções, agora só um sonho, serviriam  para promover o cuidado das pessoas das comunidades, como de todos os seres vivos pertencentes a APA dos Morros Garapenses. Em seguida a ambientalista Noemi Rocha leu um salmo de Davi, e a irmã Tereza, com água benta urgiu a pedra posta no centro do grupo e do terreno, simbolizando a fundação do Centro Administrativo. Logo após, foi pedido que as pessoas presentes rogassem a Deus orações em favor  das causas  defendidas na APA dos Morros Garapenses.
Inácio Amorim, pediu  pela unidade de todos os grupos sociais da APA, tanto públicos e privados, em diálogos harmônicos em favor da área de proteção ambiental. Francisco Carlos Machado rogou para que as pessoas entendessem a importância da APA dos Morros Garapenses em suas vidas, entendendo os objetivos dessa área protegida, que é a sustentabilidade; como sua busca diária  nas pequenas e grandes ações, sendo que o amor fosse o sentimento que vigorasse  nos corações dos envolvidos. Noemi Rocha, pediu para crescesse o sentimento de pertencimento entre as populações dos quatros municípios, havendo engajamento nos cuidados da criação. Após as preces, todos os presentes deram as mãos e foi orado o " Pai Nosso ", envolvendo em emoção todas as pessoas, debaixo de um céu azul encantador. 
 Shirley Leão, técnica da SEMA-MA, confidenciou ao “ Folha do Garapa “ que a celebração tocou  ela, sendo muito bonita e significativa.

Irmã Tereza Fortuna, lendo textos de consagração

Noemi, lendo um Salmos

  Depois da celebração ecumênica, os Conselheiros, ambientalistas e os técnicos da SEMA se dirigiram a uma das praças  da Avenida Coronel Rosalino, no centro de Duque Bacelar, onde houve mais rajados de foguetes e o corte do bolo de 5 anos da APA dos Morros Garapenses, servido para os convidados e a população.  

Bolo de 5 anos


O POVO pela APA
Degustando o bolo: Dona Lucia e Noeme
VIVA A APA DOS MORROS GARAPENSES








Nenhum comentário:

Postar um comentário