Total de visualizações de página

sábado, 24 de maio de 2014

INICIATIVAS PARA RESGATAR TRONCOS DE ÁRVORES FOSSILIZADAS DA APA



Tronco sendo escavado
            Desde a visita da comitiva de cientistas paleontologos liderados pelo Dr. Roberto Iannuzzi, em Abril do corrente ano, que uma série de iniciativas foram planejadas pelos ambientalistas da ABAMA para preservar os sítios fosselíferos da APA dos Morros Garapenses.
 Nesta semana duas iniciativas foram executadas para alcançar os objetivos de preservação dos fosséis. A primeira delas foi à escavação de um tronco de germinosperma de 4,50 metros de diâmetros no " Sítio das Pedras Brancas ", na busca de localizar troncos desconhecidos para pesquisas e catalogação. Francisco Carlos Machado que está na frente das ações, juntamente com voluntários, puseram as mãos na massa fazendo as escavações, e como amadores de estudos paleontológicos, se sentem bastantes motivados pela iniciativa.

Tronco posto na retro escavadeira
    Outra iniciativa que contou com a boa vontade e apoiou da equipe de Urbanismo e limpeza da Prefeitura de Duque Bacelar, na pessoa de Sr. Miranda,  resgatou nesta quinta e sexta-feira (23/05), um enorme tronco de árvore fossilizada com mais de uma tonelada, abandonado num extinto povoado do município. Inicialmente a equipe da prefeitura liderada por Sr. Miranda tentaram levantar o tronco com as mãos, mas se tornou uma missão impossível. Foi preciso voltar ao local com uma retro escavadeira, que em sua concha de ferro trouxe o tronco da cornífera fossilizada para a cidade.
O tronco agora está em exposição na Avenida Coronel Rosalino, Centro da Cidade, nas proximidades da Secretaria de Educação, onde futuramente fará parte do acervo do Museu de História Natural da APA dos Morros Garapenses, a ser construído no futuro Centro Administrativo da APA .

Mais Fotos:
 
1. Tronco chegando na cidade




 

Tronco de Árvore Fossilizada
Anéis de Crescimento do Tronco

Nenhum comentário:

Postar um comentário