Total de visualizações de página

sábado, 15 de fevereiro de 2014

ESCANDÂLO:O LIXÃO DA CIDADE DE DUQUE ESTÁ LOCALIZADO NUMA APP, ONDE CRIANÇAS TRABALHAM DESCARREGANDO UM CAMINHÃO DE ENTULHO E RESÍDUOS SÓLIDOS



 
        Já fazem dois dias que as cenas que descreverei neste texto e as fotos que o acompanharão me mexeram profundamente: o primeiro lixão da cidade, a céu aberto, que foi decidido pela equipe de limpeza pública, na gestão Prefeito Flávio Furtado, deser em cima do Morro Garapa, hoje um dos símbolos ambientais do Maranhão e da APA dos Morros Garapenses.
Lixão na APP do Morro Garapa, símbolo ambiental do Maranhão

O local decidido em ser o lixão da cidade pela atual gestão fica ilegalmente numa APP - Área de Proteção Ambiental Permanente - e está nas proximidades da Lagoa da Oleria, uma das mais importantes da região das Lagoas da Unidade de Conservação, e uma das Lagoas onde a população carente mais pesca, sendo a mesma uma das principais fontes de renda. Sendo que tal localização é proibida pela legislação ambiental e injusto socialmente.
  O perigoso deste lixão, se constata em primeiro momento, que a medida que os entulhos domésticos, sacos plásticos, objetos diversos e até o lixo hospitalar estão sendo depositado no lugar, o local ficará contaminado e poluído, correndo sério risco de contaminar a lagoa e o igarapé, que também estão próximos, pelo escorrer da água da chuva.
O lixo poluindo tudo de belo do Morro

Outra coisa injusta e ilegal também que os responsáveis pela limpeza pública estão fazendo, é deixarem crianças em cima do caminhão trabalhando no descarregar do lixo. Perguntei no local do lixão ao senhor Bacuri, um dos responsáveis pelo recolhimento dos entulhos, se as crianças recebiam dinheiro pelo trabalho infantil, e a resposta foi negativa, algo que é ainda mais escandaloso e infame. Como elas em sã vontade iriam descarregar todo àquele caminhão de lixo sem receber nada em troca? Creio não estarem voluntariamente fazendo todo àquele esforço por nada, enquanto o motorista Chico Preto estava no momento só sentado, como guarda.
As crianças trabalhando enquanto os funcionários da Prefeitura observam, até sentado

Enfim, mais algo na gestão do Prefeito Flávio que é contraditório, embora não se sabe que o mesmo esteja a par da situação das crianças trabalhando no lixão. Porém, na questão ambiental temos plena certeza que ele não dar a mínima. Embora tenha instituído uma Secretaria de Meio Ambiente, a mesma nunca funcionou e cumpriu função nenhuma ambientalmente. Duas pessoas na pasta que se intitulam “secretárias” de meio ambiente nada fazem pelo mesmo. Durante os dias só se ver elas em suas casas no horário de expediente sentado em suas varandas ou fazendo seus afazeres ( uma gosta de carteado); assim não vão ao local de trabalho( que nunca existiu) e as mesmas não desenvolve nenhum programa ou projeto ambiental.


Os dois fatos de maldade contra o meio ambiente e as crianças garapenses são provas de que o reino do inferno avança com tais ações em nossa cidade, e parece que não  queremos perceber isso. 
Crianças garapenses: infância num lixão
 
Funcionário sentado, enquanto as crianças trabalham


Lixo ilegal no Morro Garapa



Um comentário:

  1. Isso que foi postado pra gestão não é nenhuma novidade, pois já foi feit essa denuncia e eles e simplesmente não deram um pingo de confiança, pois não tem respeito pela natureza e muito menos pelas pessoas, alguns meses atrás as professoras Rosilene e remédios fazendo uma trilha ecologica com os alunos detectamos essas imagens e falamos pra algumas pessoas que fazem parte da gestão,constatamos que a lagoa da olaria estava sendo secaado peço o sogro do atual prefeito pra abastecer a água pro seu gado e encontramos muito pedaços de canos quebrado.

    ResponderExcluir