Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ambientalistas da APA dos Morros Garapenses sentem a saída de Victor Mendes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão



          Em diversos encontros das ong ambientalistas  da APA dos Morros Garapenses, como ABAMA e GPA, feitos nos últimos dias  em Duque Bacelar e Coelho Neto, tem se discutido e sentido  a saída do deputado Victor Mendes  da pasta de Secretário de Estado de Meio Ambiente do Maranhão, ocorrido no último dia 30 de Janeiro. 
                  Para Francisco Carlos Machado, gestor ambiental,  Victor Mendes foi um divisor de águas em critérios positivos em gestão e de resultados de políticas públicas para o meio ambiente do Maranhão.


Francisco Carlos Machado, Victor Mendes
“ Claramente, nem tudo foi perfeito. Entretanto, podemos perceber o antes e o depois de Victor: duas sedes da SEMA bem estruturada e modernizada, onde antes quando chovia em São Luis, pingo d´água caia nos funcionários, infiltrado pela telhado. Hoje, tudo mudou, os funcionários tem melhores acomodações e podem prestar serviços mais dignos para a sociedade.  Com Victor o quadro de funcionários cresceu 91,61%, permitindo o melhor aperfeiçoamento dos serviços e o melhor desempenho das funções na solução das demandas ambientais. Além de terem sido criadas 4 novas superintendências, 2 unidade de Assessoramento, 26 supervisões e 99 cargos efetivos. Se conseguiu um micro-ônibus, 14 novos veículos, 8 motocicletas para que os reforços às atividades de fiscalização, monitoramento e licenciamento ocorressem no Maranhão. No tocante às leis e políticas para a gestão ambiental do Estado nas áreas dos Conselhos, foram reativados e se deu garantia de funcionamento pleno dos Conselhos Estadual de Meio Ambiente- CONSEMA  e de Recursos Hídricos- CONERH”. 
   Francisco Carlos também lembra que a política de conquistas feita por Victor Mendes fez a regulamentação da política estadual de recursos hídricos e a proposição das leis que garantem o uso sustentável dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais; a criação do Fundo Estadual de Unidades de Conservação - FEUC, que garante hoje que recursos oriundos da compensação ambiental para o manejo sustentável e melhorias nas Unidades de Conservação Ambiental e a criação da legislação estadual de Compensação Ambiental e o funcionamento da Câmara Estadual de Compensação Ambiental, garanta que as Unidades de Conservação Estaduais, como a  APA dos Morros Garapenses,   “receba os recursos para a elaboração de seu Plano de Manejo, fato esse aprovado pela Câmara de Compensação na ordem de 800 mil em Dezembro de 2012.  Na APA dos Morros Garapenses a gestão de Victor favoreceu que o Conselho da Unidade tivesse reuniões periódicas, atendendo suas demandas e ações, como a idealização do I Encontro Literário da APA dos Morros Garapenses, e o apoiou da ida dos Conselheiros e demais ambientalistas da APA para  irem a Conferência RIO+20, em Junho de 2012, somando 45 cidadãos, representando as Unidades de Conservação do Maranhão, no qual nós fizemos muito bem ”.
Francisco Carvalho, presidente do GPA - Grupo de Professores Ambientalistas de Coelho Neto, revelou ao jornalismo do Folha do Garapa que Victor Mendes foi muito prestativo em ter vindo visitar a APA dos Morros Garapenses, e conhecer o trabalho dos ambientalistas. E que seu trabalho junto a SEMA-MA foi satisfatório. 
Victor Mendes em Duque Bacelar com conselheiros do CONAMG
A professora e ambientalista Ednilda Morais,  diz que o ex-secretário Victor Mendes na RIO+20 foi muito gentil em ter ido recepcionar a comitiva Morros Garapenses, assim que chegou no Rio de Janeiro, quando o grupo da APA se encontrava na Lagoa Rodrigues de Freitas. Para a professora Victor lhe deu as melhores expectativas de gestor público ao ser gentil e atencioso com os garapenses durante todos os dias que estiveram reunidos no encontro mundial, aglutinados  no stand do Maranhão.
Ambientalistas Rosilene Moraes, Rosinha Gomes, Victor Mendes, Ednilda Morais, Felipe Neres
 O Folha do Garapa torce para que a nova Secretária de Meio Ambiente,  Genilde Campagnaro, pelo histórico de competência e compromisso, der continuidade as boas políticas do seu antecessor e que olhe com carinho para as Unidades de Conservação do Maranhão,  muito carente de políticas públicas eficazes, enfatizando dentre elas a APA dos Morros Garapenses, que em seu território se encontram os municípios de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha, cuja a população e os ambientalistas tem se envolvido na gestão.

2 comentários:

  1. AMIGO, VAMOS FAZER PARCERIA ENTRE OS BLOGS. JÁ O ADICIONEI NA LISTA DE BLOGS QUE SIGO. FAÇA O MESMO COM A GENTE. PORTAL BURITI. www.pburiti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com prazer Portal Buriti. De antemão, queremos marcar um encontro de Blogueiros em Buriti. Fale com Aliandro Borges sobre.

    ResponderExcluir