Total de visualizações de página

sábado, 9 de agosto de 2014

FRANCISCO CARLOS MACHADO VIAJARÁ PARA ALDEIAS INDÍGENAS KRIKATI FAZENDO PESQUISAS

      Viajará hoje (9/08) para  aldeias dos índios Krikati, o ambientalista, também poeta, educador e missionário Francisco Carlos Machado, onde ficará alguns dias fazendo pesquisas entre esse povo indígena, localizados na região tocantina, na cidade de Montes Altos e Sítio Novo, ambas do Maranhão.      
    As pesquisas iniciais serão nas áreas de linguística, antropologia e sustentabilidade,  além dele colaborar com um casal de missionários protestante que já trabalham com essa etnia na elaboração do " Projeto Ação Curumim ", que visa comemorar o dia da criança, em Outubro, em mais de vinte aldeias, de três povos indígenas distintos.
    É o quarto contato de Francisco Carlos Machado com o povo Krikati, sendo que seu primeiro contato se deu em Outubro de 2012, onde ficou alguns dias com eles, visitando duas aldeias. Ano passado, Francisco manteve contatos com os Krikati no CONPLEI regional em Barra do Corda; e neste ano de 2014 os contatos com algumas lideranças Krikati  foram na cidade de Imperatriz, quando começou seus estudos preliminares da língua materna. 
 



Índio Krikati em corrida de tronco

Wagner Krikati lendo para Francisco na língua materna

No pátio (centro da aldeia), em 2012,  erguendo o tronco de madeira

Belos índios Krikati com pinturas corporais ( Foto: Mozart Krikati)

Francisco Carlos com uma índia Krikati, em 2012 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário