Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de abril de 2014

AMBIENTALISTAS BUSCAM APOIOU DA PROMOTORIA DE COELHO NETO


Os ambientalistas que trabalham na gestão da APA dos Morros Garapenses, nos últimos dias tem intensificado seus diálogos com a sociedade dos quatros municípios da unidade e com seus representantes legais. 

Na manhã de hoje associados da ABAMA e AGPA, tiveram uma longa conversa com a promotora do Meio Ambiente do Ministério Público da Comarca de Coelho Neto, Cristiane Melo. Presentes na audiência os ambientalistas Francisco Carvalho, Orlando, Dos Santos, Francisco José e Francisco Carlos Machado, narraram para a Promotora Cristiane Melo o histórico sobre a APA dos Morros Garapenses e do empenho deles como cidadão para essa Unidade funcionar no âmbito de política ambiental no Estado do Maranhão. Os mesmo também discutiram sobre o Plano de Manejo da APA, mostrando a importância dele acontecer, e pedindo o acompanhamento da Promotoria de Coelho Neto, em parceria com a de Buriti, no desenrolar dos estudos e audiências públicas a serem feitos futuramente das características ambientais, sociais e econômicas da APA pela empresa que a SEMA-MA irá contratar para esse mister. Os recursos do Plano de Manejo da APA dos Morros Garapenses, na ordem de 800 mil, foram aprovados pela Câmara de Compensação Ambiental do Maranhão em Dezembro de 2012. E recentemente com a articulação dos ambientalistas locais pedindo a execução do mesmo, a atual Secretária Genilde Campangro, decidi fazer esforços para ele começar ser executado em Junho deste ano.
Francisco Carlos falando com a Promotora Cristiane Melo

A participação do Ministério Público das duas Comarcas da Unidade é de suma importância para não somente o Plano de Manejo da APA suceder bem, mas como da própria sobrevivência da APA dos Morros Garapenses. Sem o envolvimento direto dos promotores das duas comarcas de Coelho Neto e Buriti na gestão dessa Unidade os objetivos ambientais e sociais dela não serão alcançados, pois eles são atores fundamentais para isso ocorrer.

 Diante da exposição destes argumentos para a Promotora Cristiane, ela concordou em estreitar mais o diálogo com os gestores e ambientalistas da APA, buscando atuar em sua função nessa perspectiva de Unidade de Conservação para a promoção do desenvolvimento sustentável regional, a dignidade e preservação dos recursos naturais das pessoas e dos demais seres vivos.
Promotora  Cristiane Melo e ambientalistas Morros Garapaenses





Nenhum comentário:

Postar um comentário