Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ASSOCIAÇÃO BACELARENSE DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE- ABAMA- COMEMORA 10 ANOS


  Os ambientalistas da Associação Bacelarense de Proteção ao Meio Ambiente - ABAMA, dia 18 de Dezembro de 2013, no prédio do FUNDEC, em Duque Bacelar, comemoraram os dez anos de fundação da Associação, numa noite de discursos, entrega de comentas aos parceiros e apoiadores dos trabalhos sociais e ambientais da Associação,  acompanhada de um laudoso jantar com comidas natalinas, doces e frutas, além de muita alegria,  num misto de orgulho e sensação de realização,  com convidados da cidade Coelho Neto e São Luis.
A ABAMA foi fundada em Dezembro de 2003, em Duque Bacelar, por professores e estudantes ambientalistas, com o objetivo maior de  trabalhar para a criação de uma área ambiental na cidade, visando a preservação dos ecossistemas locais e uso sustentável do mesmo. Acontecimento que sucedeu em 31 de Dezembro de 2008, quando o Governador do Maranhão Jackson Lago assinou o Decreto 25.087, criando a APA DOS MORROS GARAPENSES, com uma área de 234. 767 ha  abrangendo  também territórios dos municípios de Afonso Cunha, Coelho Neto e Buriti.
Nos dez anos de existência,  os trabalhos sócios ambientais desenvolvidos pela ABAMA a tornaram uma das principais organizações ambientais do Maranhão. Posição que alcançou  tendo boas  e vitais parcerias com a Secretária de Estado de Meio Ambiente, e organizações estaduais e internacionais, como Amavida, A Rocha Brasil, Fonasc, etc, e a população dos municípios garapenses. A organização chegou a participar de grandes eventos internacionais como o Fórum Social Mundial (2009) e a Rio + 20 (2012).  Pioneira na luta civil organizada pela natureza  na região, a ABAMA influenciou a população para o surgimento de uma nova postura e mentalidade ambiental , como a criação de outros  grupos verdes  em Coelho Neto e Buriti.
Discursando, o secretário Executivo do CONAMG - Conselho da APA dos Morros Garapenses, Gilson de Morais,  um líder ambiental e social histórico  em Coelho Neto, disse “que a organização dos ambientalistas de Duque Bacelar na criação da ABAMA, sem dúvida foi fundamental para a discussão e motivação de demais ambientalistas em toda região ”. Em sua fala o professor e ambientalista Francisco Carvalho, presidente da ONG GPA – Grupo de Professores Ambientalista de Coelho Neto, disse que a ABAMA é a grande parceira e um exemplo para a GPA, na luta deles pelo meio ambienta e a sustentabilidade nessa cidade.
O evento, coordenado pela atual presidente da ABAMA, a ambientalista Noemi Rocha teve inicio com um pedido para todos os presentes darem as mãos em agradecimento a Deus pelos dez anos da Associação, acompanhado de um Pai Nosso. No final, como último orador a discursar, a presidente Noemi passou a palavra para o fundador da ABAMA, o ambientalista Francisco Carlos Machado, no qual declarou ser o presidente honorário da organização. Francisco Carlos, num discurso que emocionou os presentes, afirmou que foi a crença em Deus criador, e as expressões de fé, esperança e amor, ao longo desses dez anos que fizeram da ABAMA uma organização coerente em seus objetivos, tendo assim alcançado diversas vitórias diante dos embates e lutas para proteger o meio ambiente garapense. Uma luta com poucos recursos financeiros, muitas incompreensões e adversidades vindas dos opositores da causa ambiental na região, mas na motivação da fé, esperança e amor pelas pessoas, e demais seres vivos, em ter o seu meio ambiente natural preservado, os membros e voluntários da Associação se mantiveram firmes em seus sonhos, e hoje dez anos depois, comemoram as vitória e realizações de muitos deles.

Da esq. a direita: os ambientalistas Marly, Bernada, Rosinha,
Rosimar, Francisco Carlos,Noemi, Rosilene, cortando o bolo

Um comentário:

  1. Verdadeiramente Deus tem colocado em nossos corações o desejo de preservar sua criação> Somos felizes por sermos ambientalista nato e corajosos.

    ResponderExcluir