Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de junho de 2014

ESTUDOS E DESCORBERTAS DE MAIS FOSSÉIS NA APA DOS MORROS GARAPENSES


Estiveram nos últimos quadros dias no município de Duque Bacelar, a arqueóloga Domingas Mery e a bióloga Renata Larissa, trabalhando na primeira etapa do “Projeto Diagnóstico da Paleoflora da Bacia do Parnaíba”, idealizado pelo paleontólogo Iannunzi. O projeto consiste em análises e processamentos dos dados mineralógicos; posição geográfica, orientação cardial; analises de lâminas e trabalhos e conscientização de preservação das árvores fossilizados, cujos sítios e afloramentos da APA dos Morros Garapenses contam como um dos mais belos e importantes do Brasil. Os estudos produzidos também serviram de base para a dissertação de Mestrado de Domingas, onde faz pela Universidade Federal de Pernambuco.

Estudo de fosséis
Domingas Mery medindo um tronco de Fóssel
                    Guiadas pelo ambientalista Francisco Carlos, que descobriu a existência dos sítios na cidade em 2007; com a cooperação voluntária de estudantes de biologia do Programa Darcy Ribeiro, UEMA e demais ambientalistas, a equipe foi de moto no primeiro dia aos sítios das pedras brancas e da grande Diva. Nos demais dias foram a outros seis sítios na região dos Lagos.
                 Segundo a arqueóloga Domingas os sítios paleobotânicos morros garapenses possuem grande potencial de pesquisa, devido às qualidades excepcionais de conservação de muitos troncos encontrados, principalmente em estado de posição de vida.
                  Uma das grandes alegrias dessa primeira etapa do Projeto foi à descoberta de mais afloramentos, com enorme tronco fossilizados na região dos lagos da APA, renovando as suspeitas dos ambientalistas de existirem outros sítios na Unidade em bom estado de conservação. Perspectiva que muito anima  as buscas em outras áreas.


DESCORBERTA:  novo tronco em posição de vida
           

Pés, enfim, descansados, depois de 4 dias de pesquisas

Equipe de pesquisadores e Voluntários



Nenhum comentário:

Postar um comentário